sábado, 11 de junho de 2016

A origem de um Sagate.

Bom dia a todos que me acompanha desde da minha juventude e também todos futuros leitores desse blog! Esse blog foi feito para vocês que tiveram uma juventude bem aproveitada. Estou aqui para contar alguns causos de um mito folclore de uma cidade chamada Inhapacity. Quase todas pessoas em algum momento da sua vida teve um apelido bom ou ruim.
Não se sabe ao certo quando surgiram, mas acredita-se que existam há centenas de anos. Estão ligados à origem dos sobrenomes. No passado, eram os apelidos que ajudavam a diferenciar o nome das pessoas. Na Espanha e em Portugal, por exemplo, acrescentavam as terminações ez e es ao nome do pai; Antunes era o filho de Antônio, enquanto Sanchez, o de Sancho.

Outro modo de denominar alguém era pelo lugar de nascimento ou moradia. Alguns portugueses podiam ganhar o apelido de Coimbra, Lisboa, Resende ou Alcântara (cidades do país). Havia ainda os que recebiam por causa da profissão, como Ferreira (vem de ferreiro) ou Barbeiro. Um lenhador podia ser chamado de Pinheiro e um caçador de Raposo ou Lobo. Na França, eram comuns nomes como Fritier, que significa vendedor de peixe frito.

A característica física e a personalidade eram outras formas de nomear. O rei Pepino, o Breve, que governou os francos dos anos 751 a 768, era baixinho; por isso, o apelido. Ricardo I, que reinou na Inglaterra no século 12, foi chamado de Coração de Leão, pois era considerado muito corajoso. 


OFICIAL

Com o passar dos anos, a população mundial cresceu e, assim, foi necessário acrescentar mais um nome ao registro. Antes, cada pessoa tinha apenas um, como Maria ou João. Somente no século 15, o apelido tornou-se oficial. Tanto que em Portugal e na Espanha, a palavra apelido significa sobrenome.


Atualmente, também serve para diferenciar pessoas, principalmente quando há dois amigos com o primeiro nome igual. Às vezes, até os pais nos chamam de modo diferente. Pode ser que José torne-se apenas Zé, e Renata seja Rê ou Renatinha. Esse tipo de apelido é denominado hipocorístico; significa que quem o chamou demonstra carinho ou intimidade.

Por que o Alexandre é pato e o Paulo Henrique, ganso?

Você conhece Alexandre Rodrigues da Silva? Pode acreditar, já ouviu falar nele. Trata-se do nome verdadeiro de Alexandre Pato, jogador do Milan (time de futebol da Itália). O atleta recebeu o apelido por causa da cidade em que nasceu: Pato Branco, no Paraná. Na infância, entretanto, sua família o chamava de Bebetinho por causa de Bebeto, que jogou na Seleção Brasileira na década de 1990.

E o Ganso? O jogador do Santos Paulo Henrique Lima ganhou o apelido na adolescência, enquanto tentava vaga no time. Um funcionário do clube viu o rapaz e outros jovens aspirantes e disse: "Lá vem aquele monte de gansos."

Pode magoar

É preciso tomar muito cuidado ao criar apelido para alguém. Quando está ligado às características físicas, por exemplo, pode ser bullying (conjunto de agressões repetitivas que humilham e magoam). Isso é bastante comum, principalmente na escola, mas não pode ser encarado como simples brincadeira.

O apelido que ofende traz consequências ruins. Quem o recebe, em geral, fica triste e sem vontade de ir para a escola, podendo até adoecer. Se receber apelido de mau gosto, peça para que não o chame daquele modo. Caso não pare, conte o que está acontecendo a um adulto de confiança. Lembre-se: é melhor ignorar as agressões e se afastar da pessoa que a faz. Se tiver colega que enfrente o problema, encoraje-o a denunciar.
Voltando no assunto depois dessa breve explicação sobre apelido. Eu mesmo  tive vários apelidos devido minha magreza. Eu como sou muito paciente não ligava para esses apelidos como: Leproso esse apelido foi dado a mim por um amigo chamado Fábio mais esse apelido não vigou devido esse amigo meu se mudou para Rio de Janeiro nunca mais vi. Outro apelido que ganhei esse eu não gostava nem pau juvenal era Cuinha, esse apelido me tirava do serio devido um simples detalhe porque esse apelido tinha uma musiquinha para ele. Esse apelido me causou alguns fios brancos na cabeça ainda bem que eu mudei de BH para Inhapacity. No final desse blog eu ponho la a musiquinha que eles fizeram para esse apelido Cuinha.
Quando eu mudei para Inhapacity estava começando minha juventude que foi bem aproveitada. Para vocês que nasceram na década de 80 e tiveram um juventude na década 90, nessa época não tínhamos toda tecnologia de entretenimento que temos hoje. Nessa época única tecnologia existente era super nintendo mas eu não tinha que tinha era amigo meu das antigas Deivinho. Então fazíamos varias outras coisas como jogar bola, pique esconde, pular carniça, policia e ladrão. 
Nessa época tinha acabado de mudar para Inhapacity. Sempre fui do meu canto mas quando eu entrava numa briga era para valer. Uma vez fui brigar com um conhecido parça meu chamado João Paulo, hoje nem sei porque foi brigar com ele. Estava brigando com ele. Ele era mais experiente brigas estava dando chutes na linha da cintura dele, ele segurou minha perna esquerda então o que eu fiz dei um chute contraio com minha perna direita tipo um voleio. Ele disse para mim: 
Depois disso minha vida mudou se tive algum lugar desconhecido e alguém chamar sagate no meio da multidão vou virar para ver quem é essa pessoa que me chamou porque esse apelido não é comum por isso vou virar. Apelido que levou até hoje com meus amigos e conhecidos. Nos próximos causos vou contar mais sobre esse mito folclore chamado SAGATE. Ah não esqueci da musiquinha do CUINHA. Não riam a musiquinha não é engraçada...
"Cuinha é um bicho bobo, Cuinha só dar para um, Cuinha só dar para dois"
Obrigado por todos visitantes desse blog que leio essa pagina. Nas próximas paginas contarei mais causos engraçados de uma Sagate. Se gostaram do meu blog só me seguir que vou mandar mais causos do Sagate. Tenha uma boa tarde para todos!!! Que Deus ilumine suas vidas...
Super Promoção Sagatexpress

sagate

6 comentários:

  1. Pow da hora zaga, bons momentos vivemos em nossa infância kkkkkkk mto top.

    ResponderExcluir
  2. Esse pra todos aí sou eu waslley kkkkkkkkkk aproveita e divulga meu canal ai2 anos e 4 meses de idade já tocando um rock, da uma moral lá turma me ajude a ler ele em algum programa, inscrevam no canal, que wu retribuo. E se puder compartilhar eu agradeço. Obrigado
    https://youtu.be/Aujs_sZngQw

    ResponderExcluir
  3. Esse pra todos aí sou eu waslley kkkkkkkkkk aproveita e divulga meu canal ai2 anos e 4 meses de idade já tocando um rock, da uma moral lá turma me ajude a ler ele em algum programa, inscrevam no canal, que wu retribuo. E se puder compartilhar eu agradeço. Obrigado
    https://youtu.be/Aujs_sZngQw

    ResponderExcluir
  4. Pow da hora zaga, bons momentos vivemos em nossa infância kkkkkkk mto top.

    ResponderExcluir
  5. Tenho a honra de ser amigo e presenciar muitas dessas historias olarias do Zaga (sagate). Pra quem gosta de um bom causo, não vai se arrepender de ler seus posts. Parabéns pelo blog amigão, sucessos.

    ResponderExcluir
  6. Tenho a honra de ser amigo e presenciar muitas dessas historias olarias do Zaga (sagate). Pra quem gosta de um bom causo, não vai se arrepender de ler seus posts. Parabéns pelo blog amigão, sucessos.

    ResponderExcluir